Transformar ambientes pequenos: Guia Completo.

O Guia completo: transformar ambientes pequenos quer mostrar para você como fazer isso com estilo e praticidade. Porque hoje em dia, vemos, cada vez mais, projetos arquitetônicos com áreas privativas bem reduzidas. Projetos que acompanham a tendência do estilo minimalista. E o que isso quer dizer? Que precisamos transformar espaços pequenos em ambientes funcionais para trazer conforto, praticidade, funcionalidade, mas sem perder o estilo de ser de cada um.

O estilo minimalista se baseia na ideia de reduzir os níveis de consumo, de habitação para se viver de uma forma simples e feliz. Ou seja, viver com o pouco, aproveitando o máximo do que a vida pode nos oferecer. O que se objetiva aqui é a praticidade.  

E para isso as empresas na área da construção civil, vem apostando de forma mais intensa em imóveis com metragem bem menores do que se construía décadas atrás. Com isso, a decoração de ambientes precisou se adaptar para desenvolver um lifestyle mais funcional, simples e fluido. E ainda, trazer ideias que caibam no orçamento de seus clientes e principalmente no tamanho desses imóveis.

Aqui veremos, que a criatividade, é uma constante aliada para a praticidade.

Avaliação do Espaço para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais.

É muito comum termos imóveis de 8 m² a 25 m² nesses estilos de projetos. Mas o tamanho mínimo de casa/imóvel varia em metros quadrados em capitais brasileiras, segundo a Folha de São Paulo. Pois, com relação a metragens, os municípios, na verdade, exigem espaços destinados a repouso, instalação sanitária e cozinha, mas divergem sobre o tamanho necessário para habitação.

Em Santa Catarina, segundo a Casa Cor 2022, “esses projetos vêm ganhando força e tem trazido ideias inovadoras para a área de decoração”. Porque ampliam a circulação, oferecem ao cliente/morador a praticidade de saber onde está cada coisa do seu lar, entre outros benefícios.

Projeto Minimalista: Menos é mais!

Transformar espaços pequenos em ambientes funcionais requer o desapego. E para aproveitar cada espaço no seu ambiente, é necessário ter o que realmente é útil. O conceito minimalista se baseia no essencialismo. Não se trata de querer ou gostar de algo para o seu lar, mas saber se é essencial! Essencial para obter o máximo de aproveitamento da funcionalidade do ambiente, para lhe proporcionar espaço para circulação e praticidade para o dia a dia. Portanto, desapegue-se do que você não tenha utilidade. Lembre-se, aquilo que está guardado a mais de 1 ano sem uso, ou sem necessidade de utilização, não é essencial, acredite em mim!

Aposte no protagonismo das cores para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais.

As cores são fortes aliadas para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais. E para isso aposte nas cores neutras. Pois são mais fáceis de combinação. E combinam facilmente com decorações em cores mais vibrantes. As cores neutras também trazem amplitude para o imóvel. Logo, escolha roupas de cama, mesa e banho em cores também neutras. Pois a cor é uma das principais formas de gerar emoção para o ambiente. Além das cores neutras gerarem harmonia e paz.

Iluminação inteligente para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais.

Ter uma iluminação adequada faz toda diferença em espaços pequenos. E hoje temos a possibilidade, por meio de dispositivos que se conectam à internet, automatizar atividades cotidianas, como apagar as luzes ou ligar aparelhos eletrônicos. Geralmente, esse controle pode ser feito por smartphones ou até mesmo por comando de voz. E isso facilita muito o funcionamento de espaços pequenos.

Principalmente agora, com a alta dos espaços minimalistas, a automatização se torna, a cada dia, mais viável e com uma aplicabilidade extraordinária.

Móveis Multifuncionais para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais.

Quando se fala em projetos minimalistas, antes mesmo de executar a obra, já se prevê o projeto mobiliário voltado para dupla funcionalidade em todos os ambientes.

São necessários móveis que tenham mais de uma função, como sofás-camas, mesas dobráveis, camas com espaço de armazenamento embutido, estantes automatizadas para trabalho e lazer. Enfim, quase tudo precisa ser preparado para atender com dupla funcionalidade na casa.

E hoje o mercado de eletrodomésticos e marcenarias vem trazendo inovações para atender essa demanda crescente. Principalmente com soluções que atendam as atividades domésticas diárias, como cozinhar, lavar e secar roupas e outras atividades do dia a dia de uma casa.

Para adequar essa funcionalidade com estilo, o uso de prateleiras flutuantes, iluminação mais rústica e o pendurar plantas ou decorações nas paredes, será uma ótima opção de aproveitamento de paredes e tetos sem ocupar muito espaço. Aproveite e faça uso delas.

Divisórias Inteligentes e com estilo

A utilização de divisórias, como cortinas, biombos ou estantes, podem criar zonas distintas em um espaço pequeno. E isso lhe proporcionará privacidade, principalmente em momentos dos quais você esteja com outras pessoas na sua casa. Apesar de estudos mostrarem, que nos últimos 10 anos, houve uma crescente no número de pessoas que moram sozinhas, ainda temos muitas pessoas que moram em casas/aptos compactos com mais de uma pessoa. Logo, pensar em privacidade pode auxiliar no seu dia a dia.  

Espelhos: para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais

Não importa o seu tamanho ou formato, os espelhos são sempre uma ótima escolha para ambientes funcionais. Além de ajudarem no refletir da luz natural para o interior de ambientes, transmitem maior amplitude do ambiente. Trazendo assim, a sensação do ambiente ser maior, mais profundo e mais espaçoso. E a sua otimização é feita quando fixados em pontos estratégicos.

A dica para a escolha de espelhos para cada espaço é conforme a necessidade de ampliação que você deseja. Porque se o objetivo dos espelhos é mostrar que os ambientes sejam maiores do que são, escolha a melhor opção para ampliar a altura ou largura do seu imóvel.

Para dar destaque a pé-direito alto, aposte em espelhos verticais, isso irá trazer destaque e sensação de amplitude para o ambiente. Mas se você deseja que o seu imóvel se torne mais largo, opte por espelhos na horizontal.

Personalização para transformar espaços pequenos em ambientes funcionais.

Transformar espaços pequenos em ambientes funcionais, não se pode somente pensar em funcionalidade e praticidade. Lógico que isso é muito importante, mas é necessário ter o seu estilo.

Muitos condomínios, por exemplo, não têm bicicletário, mas se seu hobby for pedalar, a bicicleta passa a fazer parte da decoração e te beneficiará com a funcionalidade da sua vida.

Lembre-se, a decoração é algo pessoal e único. Mostre a sua personalidade em elementos decorativos.

Manutenção para sempre ter o conceito minimalista correto.

O conceito minimalista traz como base o essencialismo. Mas se após mobiliar, automatizar e decorar seu imóvel você não o manter em ordem, o conceito se perde e você fica com um grande problema na vida. Um espaço pequeno desorganizado é terrível.

A manutenção diária é necessária para o perfeito funcionamento do projeto elaborado e executado para o seu imóvel. Não deixe que a falta de disciplina tire de você a liberdade e fluidez de viver num espaço pensado para você.

E aí, tem gostado das nossas dicas, tem feito diferença na sua vida? Esperamos que sim.

E acredito que você possa gostar também:

https://decorlive.com.br/dicas-rapidas-e-baratas-para-decorar-sua-casa/

https://decorlive.com.br/limpar-rodapes-da-casa/

https://decorlive.com.br/

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.